A área de serviço pequena é uma realidade em inúmeras casas e apartamentos.
Embora essa não seja uma parte do nosso lar que receba visitas ou que seja frequentada sempre, ela é extremamente importante para as tarefas diárias, como cuidar das roupas e da casa.
Por isso, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas na hora de otimizar a área de serviço pequena, pensando em dicas de decoração e de organização que ajudem a deixar tudo mais prático e funcional.
Esse é o seu caso? Então siga conosco e veja quantas dicas e orientações bacanas nós separamos!
Quais os cuidados básicos com a área de serviço pequena?
Na hora de montar a sua área de serviço, existem algumas dicas importantes, buscando manter esse espaço sempre bem arejado, para facilitar na hora de secar as roupas e também para evitar problemas como proliferação de bactérias e outros.
Por isso, sempre dê atenção especial às janelas, que devem ser bem posicionadas e de tamanho ideal para ventilar, evitando colocar móveis ou outros itens que bloqueiem a entrada de ar e de luz solar.
Em relação à escolha do piso, opte por versões antiderrapantes. Afinal, essa é uma área que costuma estar sempre em contato com a água – e ninguém deseja sofrer acidentes no espaço, não é mesmo?
Tanto os revestimentos para o chão como para as paredes devem ser fáceis de limpar e adequados para áreas úmidas. Algumas boas opções são: porcelanato sem brilho, piso cerâmico, azulejos cerâmicos, ladrilhos hidráulicos, papel de parede impermeável ou até uma tinta mais durável (que possa ser lavada) para as paredes.
Na hora de comprar os eletrodomésticos, não se esqueça de tirar corretamente as medidas do espaço, pensando também nos móveis que irão compor o ambiente. No caso da máquina de lavar, por exemplo, confira qual tipo de abertura se encaixa melhor na sua lavanderia pequena – a de abertura superior costuma economizar o espaço na frente do eletro (mas necessita de uma área maior em cima) e vice-versa.
Como organizar a área de serviço pequena?
Outra dúvida muito comum quando falamos em área de serviço pequena é em relação à organização. Afinal, é muito importante optar por móveis e detalhes que tragam mais funcionalidade ao nosso dia a dia, deixando tudo em ordem. Abaixo separamos dicas essenciais para organizar sua lavanderia pequena.
Planeje as funções da sua área de serviço
Antes mesmo de começar a comprar e instalar móveis, faça o planejamento: pense em quais funções esse espaço terá na sua casa. Em alguns lugares, esse é apenas o local onde fica a máquina lava e seca, por exemplo, dispensando a necessidade de varais e armários.
Já, em outros, além de ser a área de lavar e secar roupas, necessitando da presença do varal, é também o espaço de organizar os materiais de limpeza, de passar as roupas, de colocar o cesto de roupa suja, de organizar as rações e outros itens do animais de estimação e assim por diante.
Ao entender como o espaço será usado, é mais fácil definir como organizá-lo.
Meça corretamente o ambiente
Depois do passo anterior, é hora de tirar bem as medidas de toda a sua lavanderia. Assim, você conseguirá definir quais móveis e eletrodomésticos poderá usar, de acordo com as suas necessidades de uso e de armazenamento.
Prefira os móveis multifuncionais
A principal dica na hora de decorar a área de serviço pequena é escolher corretamente os móveis. As versões moduladas ou planejadas são mais indicadas porque conseguem aproveitar todos os espaços disponíveis e se ajustam ao formato da sua lavanderia.
Além dessa dica, pense também em usar móveis com mais de uma função. Por exemplo armários que já contam com cabideiros, tábua de passar roupa ou cesto de roupa suja embutidos.
Invista em organizadores
Deixar tudo em ordem é uma tarefa que exige as ferramentas certas. Os organizadores são indispensáveis nas lavanderias pequenas. Como ganchos, prateleiras, suportes e cestos.
Os ganchos podem ser usados dentro dos armários ou nas paredes para pendurar as vassouras e rodos. Os suportes ou cabideiros podem funcionar para colocar as roupas passadas. Os organizadores e cestos ajudam a guardar de maneira adequada os produtos de limpeza, prendedores de roupa e outros itens indispensáveis do dia a dia.
Use o poder vertical da sua área de serviço
As paredes e até o teto podem ser usados para aumentar o espaço de organização da sua lavandeira pequena. Use armários mais altos e invista também em prateleiras e nichos.
Os varais de teto são ótimos aliados quando o assunto é economizar espaço, assim como os modelos sanfonados de parede. Existe ainda a possibilidade de empilhar os eletrodomésticos ou de prendê-los à parede (porém, antes de fazer isso, sempre consulte a assistência técnica).
Como decorar a área de serviço pequena?
Além da organização, a decoração certa também contribui para que a área de serviço pequena fique ainda mais agradável e bonita, certo? Por isso reunimos algumas dicas essenciais. Confira:
- prefira tons claros para a parede, os pisos e o teto, pois eles dão uma sensação maior de amplitude e favorecem a luminosidade. Esses tons claros também podem ser usados nos eletrodomésticos e mobiliários;
- se quiser criar um destaque, use tons mais fortes ou coloridos em alguns detalhes, como algumas portas dos armários ou um ponto específico de uma das paredes;
- caso você more em um imóvel alugado que não permite instalar móveis planejados, invista nas estantes que são fáceis de instalar e ajudam a organizar uma série de itens, além de favorecem a decoração;
- para áreas de serviço que ficam isoladas dos outros cômodos, é possível optar por um estilo próprio, diferente do restante da casa;
- já áreas de serviço integradas devem seguir o mesmo estilo do outro ambiente, dando uma sensação de continuidade, com itens e cores que se repetem em ambos os cômodos;
- atenção à iluminação que é fundamental para conseguir usar com tranquilidade a lavanderia. Se não há uma boa iluminação natural, complemente com luzes em pontos adequados e específicos;
- traga mais vida a sua lavanderia usando quadros ou vasos de planta – e se houver espaço, até mesmo um tapete, que traz ainda mais aconchego.
15 inspirações para área de serviço pequena
Depois de todas essas dicas, que tal algumas inspirações de áreas de serviços pequenas para começar a planejar o seu espaço? Confira!
Lavanderia pequena com cesto organizador
Os cestos organizadores são excelentes para as lavanderias pequenas.
Você poderá usá-los para uma série de funções.
E até dispensar os armários com portas.
Espaço para plantas na lavanderia
Quer criar um cantinho para plantas em casa?
Que tal usar a lavanderia para isso e deixar sua casa mais verde?
Pode se colocar vasinhos sobre os móveis da lavanderia, usar a parede para criar um jardim vertical ou mesmo um cantinho no chão.
Lavanderia integrada com a cozinha
As lavandeiras integradas fazem parte da planta de várias casas e apartamentos.
Uma solução para trazer um pouco mais de privacidade a esse espaço é usar a divisória simples.
Boas ideias são o cobogó, a madeira vazada, o vidro ou o tijolo de vidro. O ideal, contudo, é que os móveis sigam o mesmo estilo da cozinha.
Área de serviço clean
O branco é, de longe, a cor mais usada para lavanderias e áreas de serviço pequenas.
Afinal, ele não pesa, amplia visualmente os espaços e traz mais claridade.
Veja que linda essa inspiração, simples, porém muito funcional.
Soluções versáteis para área de serviço pequena
A criatividade é um trunfo na hora de decorar a sua lavanderia pequena.
Pense em opções multifuncionais e modernas.
Como esse suporte de produtos para o tratamento das roupas, que pode ser encaixado em qualquer cantinho.
Iluminação da área de serviço
Não é porque sua área de serviço é pequena, que ela precisa ser sem graça.
Veja que incrível essa lavanderia, tudo em branco, das máquinas, as paredes e porta.
O resultado é uma lavandeira bem moderna e muito bem iluminada.
Área de serviço com prateleiras
As prateleiras são soluções extremamente versáteis para as lavandeiras pequenas.
Elas podem substituir os armários de parede e ajudam a organizar diferentes itens.
Você ainda poderá usá-las para expor alguns objetos decorativos, como vasos.
Área de serviço pequena e iluminada
A claridade faz toda a diferença em uma lavanderia pequena.
Por isso, a dica é usar móveis, pisos e paredes com cores claras.
Note como o efeito faz com que o ambiente pareça maior.
Área de serviço clara, porém, não branca
Você também prefere as lavanderias claras, mas não gosta muito do branco?
Existem outras opções que criam o mesmo efeito e ainda trazem um toque de modernidade.
Perceba como os móveis coloridos em tom pastel dá uma sensação de continuidade limpeza e aconchego.
Área de serviço pequena com armário e nicho
Os nichos e os armários também são grandes aliadas das áreas de serviço pequenas.
Veja como essa combinação ficou bastante moderna e funcional.
E ainda é possível aproveitar outros espaços da casa para criar sua lavanderia, como a varanda.
Área de serviço rústica e simples
Adora os projetos simples e rústicos?
Também existem alternativas para as lavanderias pequenas.
Por exemplo, usando estantes simples de madeira e nichos com cestos de vime para criar uma lavanderia diferente!
Área de serviço pequena com móveis multifuncionais
Os móveis multifuncionais e embutidos são os mais indicados para os espaços pequenos.
Já que eles oferecem inúmeras possibilidades de armazenamento e de uso.
Como esse conjunto de armários que já conta com local para encaixar a máquina e tanque, para completar prateleiras para organizar materiais.
Papel de parede e revestimentos diferenciados na área de serviço
Para trazer vida a sua área de serviço pequena, que tal alguns detalhes especiais?
Os papéis de parede impermeáveis e os revestimentos coloridos ajudam a criar contraste com o restante dos itens mais claros.
Você poderá usá-los apenas em uma parede de destaque e o resultado fica bem bacana, personalizando e trazendo mais aconchego.
Área de serviço na varanda
Com os apartamentos cada vez menores, uma saída encontrada por algumas pessoas é montar a área de serviço na varanda.
O interessante, nesse caso, é criar um móvel planejado para dividir e marcar o espaço da lavandeira.
Veja essa ideia que prática e funcional.
Área de serviço pequena “escondida”
Se a sua área de serviço fica próxima a cozinha, uma sugestão é “esconder” este espaço.
Para isso, um quartinho separe os ambientes. Assim quando não estiver usando a lavanderia, é só fechar as portas.
Como você viu, existem inúmeras possibilidades de decoração e organização para transformar a sua área de serviço pequena.
Aproveite e veja mais dicas para organizar a lavanderia!
Área de Serviço Externa: 15 Dicas e Inspirações Para Transformar Esse Espaço!
A área de serviço externa é o sonho de muitas pessoas, afinal é possível planejar melhor o espaço, já que essa não é, normalmente, uma lavanderia tão pequena como as versões integradas à cozinha.
Por isso, se você tem uma lavanderia no quintal, aproveite muito bem essa possibilidade, transformando esse espaço de maneira funcional e, claro, também considerando a decoração.
Não sabe como decorar a área de serviço externa? Siga a leitura e veja quantas informações bacanas nós separamos!
Onde montar a área de serviço externa?
Quem está construindo ou deseja reformar a casa e quer mudar a área de serviço de lugar, sempre fica em dúvida sobre o melhor posicionamento para ela.
Não existe nenhuma regra quanto a isso, mas é importante que você considere alguns aspectos, como nível de iluminação, ventilação e insolação (especialmente útil para secar as roupas).
É importante que a lavanderia no quintal fique em local arejado, que receba boa luz solar e que seja iluminado, tornando os trabalhos e as atividades mais fáceis. E, claro, pense também no espaço disponível, considerando a sua necessidade de organização.
Muitas pessoas optam por fazer a área de serviço externa próxima da churrasqueira e dos demais itens de lazer. Não há problema nenhum e até existem soluções que ajudem a “esconder” a lavanderia quando ela não está sendo usada, como portas venezianas, sanfonadas e outras.
Você também poderá pensar em aproveitar algum corredor externo da sua casa para montar a área de serviço. Assim, em caso de reforma, por exemplo, não será necessário quebrar e nem construir nada, apenas decorar com os móveis e os acessórios certos que falaremos no próximo tópico!
Como decorar a área de serviço externa?
Você já tem uma área de serviço externa, mas está se sentindo desconfortável com ela, seja pela bagunça ou, seja, pela falta de praticidade e funcionalidade?
A boa notícia é que com a decoração certa é possível virar esse jogo. Veja as dicas que separamos.
Avalie muito bem o seu espaço
Antes de começar a planejar qualquer mudança, é preciso avaliar o espaço onde fica a sua lavanderia. Saiba a metragem da área, presença e localização das tomadas, onde passam os canos de água e todos os detalhes essenciais.
Assim, será mais fácil planejar o que precisa ser mudado, encomendar móveis com a medida exata e também conseguir furar as paredes e instalar os eletrodomésticos sem riscos de acidentes.
Pense nas necessidades da sua família
Qual será o uso que a área de serviço terá? Essa pergunta deverá nortear o seu planejamento, porque dependendo das suas necessidades serão indicadas soluções diferentes.
Uma lavanderia com lava e seca e pouco uso, por exemplo, poderá dispensar o espaço destinado ao varal e não precisará de tantos armários e espaços de armazenamento.
Agora se além de lavar as suas roupas, você precisará de espaço para secá-las, passá-las e ainda organizar os materiais de limpeza, as rações dos pets, as ferramentas e outros itens, então será preciso pensar em móveis e itens que se ajustem a todas essas demandas.
Avalie a luminosidade e ventilação
A luminosidade e a ventilação são itens essenciais em uma boa área de serviço, seja ela externa ou interna. Por exemplo, pode ser que o espaço receba uma boa quantidade de luz solar pela manhã e seja ótimo para secar roupas, mas quando chove a área fica alagada, impossibilitando o uso.
Nessa situação, será necessário pensar em uma porta que não barre a entrada de luz (por exemplo usando o vidro), mas que possa ser fechada em caso de chuvas, tornando mais prático o dia a dia dos moradores.
Se a sua lavanderia é pouco ventilada, além de tornar o uso do ambiente desconfortável, você ainda poderá ter dificuldades para secar as roupas e até problemas na hora de usar os produtos de limpeza. Então pense em soluções como novas janelas ou itens que não prejudiquem a ventilação, como os cobogós, caso a lavanderia divida espaço com outra área no quintal.
Invista em bons móveis
Os móveis são indispensáveis em qualquer área de serviço – e também devem ser muito bem pensados nas que ficam no quintal. De uma forma geral, eles devem conseguir oferecer espaço de armazenamento suficiente para todas as suas demandas e soluções inteligentes.
Um armário com tábua de passar embutida, por exemplo, otimiza o espaço da lavanderia e ainda traz mais facilidade no dia a dia dos moradores. Considere, então, o tamanho e a localização dos armários, a presença de divisões, a quantidade de portas e gavetas e os múltiplos usos.
Os móveis multifuncionais são os mais indicados para as lavanderias pequenas. Já nas maiores, além dos armários, é possível usar bancadas e outros itens. Não se esqueça de considerar a durabilidade e resistência do material.
Use nichos e prateleiras
Além dos armários, complemente usando nichos e prateleiras. Eles são ótimos aliados da organização e principalmente de áreas de serviço menores, porque oferecem espaço de armazenamento sem pesar visualmente, uma vez que não contam com portas como os armários tradicionais.
Você também poderá usar os nichos e prateleiras como complemento decorativo. Por exemplo, se todos os móveis da lavanderia são brancos, adicione algumas prateleiras ou nichos coloridos, criando destaque e trazendo mais personalidade à área.
Considere as estantes
Sua casa é alugada ou você não está com condições de investir em móveis planejados ou modulados no momento? Uma boa alternativa é a estante. Você consegue encontrá-la em diferentes materiais, cores, alturas e número de prateleiras.
As estantes são excelentes para organizar diferentes itens e podem compor lindamente qualquer decoração.
Aproveite dos cestos organizadores
Os cestos são coringas nas áreas de serviço. Eles podem ser usados para uma infinidade de funções, como armazenar roupa suja, separar a roupa para dobrar e guardar, separar a roupa suja por cor e também para organizar.
Os cestos menores são excelentes para armazenar prendedores de roupas e materiais de limpeza pequenos – e é possível até mesmo criar um cesto de “achados e perdidos”, por exemplo para os famosos pares de meia.
Pendure determinados itens
Vassouras, rodos e outros itens podem ser pendurados, otimizando o espaço. Essa também é uma boa solução para as áreas de serviço descobertas, pois os armários se ficarem expostos ao sol e à chuva podem se deteriorar.
Basta comprar ganchos nas lojas específicas e colocá-los na parede. São inúmeras as peças, grandes e pequenas, que podem ser penduradas, ajudando a organizar a sua lavanderia.
Traga vida e a sua personalidade ao ambiente
Por fim, não se esqueça do poder da decoração em tornar os ambientes mais personalizados. Não é porque você não recebe visitas na sua área de serviço externa que ela não precisa ser bonita, não é mesmo?
Você pode escolher um estilo que mais gosta, as suas cores preferidas e também investir em revestimentos diferenciados, como azulejos ou ladrilhos hidráulicos para determinada parede ou até uma tinta de cor diferente.
Quadrinhos e vasos de plantas também são ótimos aliados e podem conviver bem com o espaço externo.
15 inspirações lindíssimas para área de serviço externa
Gostou das nossas dicas, mas não sabe como aplicá-las na prática? Veja as inspirações de área de serviço externa que separamos!
Área de serviço com porta para dividir os ambientes
As portas são ótimas aliadas para dividir os ambientes, dando funções e usos distintos a cada um.
Para não perder a luminosidade, prefira opções que deixem a luz passar.
O resultado é uma área de serviço moderna e funcional.
Área de serviço integrada com a churrasqueira
Para aproveitar melhor os espaços, uma tendência é integrar a área de serviço à churrasqueira.
Nesse caso, só tome cuidado para dividir bem as funções de cada espaço.
Lembre-se de deixar o tanque apenas para ser usado pela lavanderia e de ter uma pia própria para o uso da churrasqueira.
Área de serviço clean e funcional
O branco e cores claras são, sem dúvida, as tonalidade mais usada em decorações de lavanderias.
Afinal, elas ajuda a ampliar os espaços, ao mesmo tempo em que passa uma sensação de limpeza.
Veja que bacana essa lavanderia – com cores claras e muito moderna.
Pastilha de vidro na área de serviço
Outra maneira de diferenciar a sua área de serviço externa é com os revestimentos e acabamentos.
A pastilha de vidro é excelente para compor a rodabanca.
E você ainda poderá pensar, por exemplo, em pedras de tonalidades mais escuras.
Lavanderia cinza
Embora o branco faça sucesso, ele não é o único que pode ser usado para decorar as lavanderias.
O cinza também é neutro e traz uma sensação de modernidade bem bacana.
Veja como o contraste entre os tons de cinza ajudam a diferenciar essa área de serviço.
Área de serviço externa pequena e funcional
A sua área de serviço não é muito grande?
Não tem problema, pois com os móveis certos é possível torná-la bem funcional.
Use armários, nichos e bancadas para trazer mais facilidade a sua rotina.
Área de serviço colorida e moderna
Para quem tem a personalidade mais jovem, dinâmica e criativa, que tal essa inspiração?
Ainda que os móveis principais sejam brancos, o restante da decoração é bem colorida.
O resultado é despojado e ideal para quem tem uma personalidade marcante.
Flores e plantas para decorar a área de serviço
A área externa combina perfeitamente com plantas, flores e outros itens naturais.
Então, é claro, que você poderá usar seus vasos de plantas para decorar a sua lavanderia.
Use no chão, em prateleiras e em pequenos arranjos.
Tons escuros na área de serviço
Ainda que a maioria das lavanderias seja em tonalidades claras, você poderá optar por tons mais escuros, caso deseje.
Principalmente porque as áreas de serviço para fora da casa permitem essa criação mais ousada.
O importante, claro, é que o espaço seja bem iluminado e que haja equilíbrio entre as cores usadas.
Área de serviço externa rústica e moderna
Adora a decoração rústica e moderna ao mesmo tempo.
Use esse estilo para a sua área de serviço externa.
Para isso, aposte em madeira, tapetes rústicos, combinando com outros revestimentos e móveis modernos.
Área de serviço integrada a um corredor
Se você tem um corredor na área externa de casa, poderá aproveitá-lo para criar sua lavanderia.
Ela pode ficar localizada no final do corredor, criando um ponto de destaque.
Note como, ainda que os espaços sejam diferentes, eles têm sintonia e harmonia.
Tijolinho a vista para decorar a área de serviço
O tijolinho a vista está super em alta.
Essa textura traz um ar rústico e combina muito bem contrapondo decorações modernas.
Ele também poderá aparecer na sua área de serviço externa, criando um efeito decorativo muito interessante.
Teto transparente na área de serviço
Proteger a área de serviço externa da chuva é muito importante.
Porém, é preciso pensar em soluções que não bloqueiem a luz solar.
O teto transparente é um ótimo aliado nesse sentido, sem tirar a luminosidade e deixando o espaço bem claro.
Área de serviço simples
A sua área de serviço externa pode ser simples, mas extremamente moderna.
Para isso, use acessórios, revestimentos e ideias mais criativas.
O destaque desse ambiente fica para as prateleiras e o azulejo branco.
Lavanderia com bancada
Para favorecer a luminosidade e dar uma sensação de continuidade com o espaço externo, você pode substituir uma parede pelo vidro.
O resultado é muito moderno e deixará a sua lavanderia sempre muito bem iluminada.
Gostou das nossas dicas e inspirações de área de serviço externa?
Veja 50 ideias e truques para transformar o seu hall de entrada!
Área de Serviço Simples: 15 Modelos e Muitas Dicas e Truques!
A área de serviço simples não significa, necessariamente, um espaço sem graça ou desorganizado. Pelo contrário, mesmo que a sua lavanderia seja pequena, por exemplo, com algumas dicas e truques decorativos, é possível transformar esse local, deixando-o bonito e funcional.
Sonha em ter uma área de serviço simples, porém bastante bonita, bem decorada e muito prática para o seu dia a dia?
Então siga conosco e veja quantas informações bacanas e inspirações lindíssimas nós separamos!
Qual o melhor piso para a área de serviço?
Para quem está construindo ou reformando, um ponto importante é pensar no revestimento para a área de serviço. Afinal, além de bonito, ele deve ser prático, fácil de limpar e de manter e seguro.
O primeiro ponto a considerar é o nível de resistência do piso. Evite aquelas opções que riscam muito facilmente, não podem ser molhados ou tem características especificas de limpeza. Por isso, não é recomendado usar pedras naturais como o mármore (que é muito poroso), piso de madeira, piso vinílico e alguns tipos de porcelanato.
O que indicamos são: pisos cerâmicos, pisos antiderrapantes e o porcelanato acetinado, além do cimento queimado e do ladrilho hidráulico.
Em relação às cores, os mais recomendados e usados são os tons claros, porque são fáceis de limpar e trazem mais amplitude e iluminação. Mas é claro que tudo dependerá das suas preferências decorativas.
Você pode, por exemplo, pensar em inovações, como os porcelanatos que recriam texturas como a madeira e as pedras naturais. Eles unem a beleza desses pisos, mas trazem muito mais facilidade de manutenção e limpeza.
O que não pode faltar na área de serviço?
Para organizar a sua área de serviço simples, é importante contar com os itens e acessórios indispensáveis, que facilitam a sua vida e tornam o uso do espaço ainda mais prático.
Os mais importantes são:
- varal: indispensável para secar roupas, é importante pensar em um varal que esteja em sintonia com o seu espaço e com a quantidade de peças a serem secadas. Para quem precisa economizar espaço, o varal de teto e o sanfonado de parede são as melhores opções;
- tábua e ferro de passar roupa: quem não tem muito espaço em casa, geralmente usa a área de serviço para passar roupas. Então, é válido considerar um cantinho para guardar esses itens. Muitos móveis já dispõem da opção da tábua de passar embutida, o que ajuda a deixar tudo organizado e economizar espaço;
- cesto de roupa suja: presença garantida em todas as lavanderias, você pode ter apenas 1 cesto ou vários, dependendo das suas necessidades e espaço. É possível separar roupas coloridas e brancas e também ter cestos para as roupas já limpas e esperando serem passadas;
- produtos de limpeza: no mercado, atualmente, há uma infinidade de produtos de limpeza e a maioria deles acabam sendo organizados na lavanderia. Considere a quantidade de produtos que você tem, para pensar nas melhores soluções de armazenamento;
- vassouras, rodos e outros acessórios: para deixar a casa sempre limpa, você precisará dos equipamentos certos – e geralmente eles também ficam acondicionados na área de serviço. Além dos básicos, ainda é possível que você tenha aspirador de pó, MOP, baldes e outros;
- caixas e cestos menores: prendedores, esponjas, sabão em barra, enfim, são inúmeros itens pequenos que precisam ser organizados – e nessas horas nada melhor do que as caixas e cestos organizadores, que podem ser etiquetados para facilitar a sua vida na hora de encontrar tudo o que procura;
- tomadas: se você está planejando a sua lavanderia simples, não se esqueça de incluir várias tomadas e em diversos locais. Afinal, você precisará delas para ligar seus eletrodomésticos, o ferro de passar roupa e outros itens;
- máquina de lavar e/ou de secar: é claro que a lavanderia é o local onde ficam as máquinas de lavar e de secar. Existem vários modelos, com tamanhos e capacidades diferentes. Considere suas necessidades, a quantidade de moradores e o espaço disponível na sua área de serviço;
- tanque: mesmo que você não pretenda lavar suas roupas à mão, o tanque é indispensável e deve estar presente até mesmo nas áreas de serviço integradas. Ele ajuda a lavar os panos de chão, enxaguar alguns itens rápidos, encher de água os baldes etc. Você pode optar entre tanques tradicionais ou modelos mais modernos, como o de inox, a dica é prestar atenção ao tamanho do banco do tanque para esfregar.
Como manter a área de serviço simples sempre organizada?
O seu problema na área de serviço simples é a desorganização? Nós separamos as principais dicas para lhe ajudar a deixar tudo em ordem, de maneira fácil e bem funcional.
- Comece avaliando o espaço disponível. Tire as medidas de toda a sua lavanderia, incluindo a altura das paredes.
- Caso você já tenha armários, faça uma faxina geral. Retire embalagens vazias, separe os produtos de limpeza e entenda o que será necessário guardar, para ter ideia da quantidade e do tipo de itens de armazenamento que você terá de comprar.
- Separe os itens por importância, tipo e uso, como produtos de limpeza, materiais para lavar roupa, ferramentas de limpeza (vassoura, rodo, pás, baldes etc.), acessórios de higiene, itens decorativos etc.
- Organize os armários. Coloque separado os produtos de acordo com o uso, como itens para limpar os pisos, para lavar roupas, para limpeza geral, rações dos pets, prendedores, sabão em barra e sabão em pó, panos de chão etc. Se for usar cestos e caixas organizadoras, lembre-se de etiquetar cada um desses com o que está dentro, facilitando na hora de encontrar o que procura.
- Use um cesto para a roupa suja e coloque-o próximo da máquina de lavar. Se tiver espaço, pense em outros cestos, como para separar roupas brancas e coloridas ou para as roupas limpas que precisam ser passadas.
- Se você não tem muitos armários, use a criatividade. Vassouras e rodos podem ser pendurados na parede, otimizando o espaço. As prateleiras e nichos ajudam a guardar as caixas e cestos. Outra possibilidade é usar as estantes, que permitem armazenar diferentes itens e não precisa furar as paredes para instalá-las.
- Tente optar por móveis multiuso, por exemplo com tábua de passar embutida, cesto para roupa suja embutido e assim por diante.
- Atenção ao varal, escolhendo a opção que melhor se adapte ao seu espaço: de chão, de teto ou de parede.
- Outra possibilidade criativa são as araras e os painéis metálicos, que permitem organizar os itens menores, colocando esses próximos ao tanque.
Inspirações para sua área de serviço simples
Quer transformar a sua área de serviço simples? Veja quantas inspirações incríveis nós selecionamos!
Lavanderia simples com armário
A combinação de armários é uma excelente forma de organizar a área de serviço.
E você poderá tanto usar armários planejados, como versões modulares ou vendidas prontas.
Além de ajudarem a organizar, ainda não pesam visualmente – e são ótimos para lavanderias pequenas.
Soluções criativas para a área de serviço
Não tem espaço suficiente para armários ou a grana está curta?
Tudo bem! Existem várias soluções criativas que resolvem perfeitamente esse espaço.
Como esses cestos metálicos que podem substituir as prateleiras e ajudam a deixar tudo em ordem.
Área de serviço simples e aconchegante
Com os detalhes certos, a sua lavanderia simples pode se tornar bastante aconchegante.
Para isso, use poucos móveis e alguns detalhes decorativos.
Também capriche nas cores e revestimentos da parede.
Lavanderia bem iluminada
As áreas de serviço precisam ser claras, para ajudar na hora de desempenhar as atividades e funções.
Por isso, considere muito bem a posição das janelas e de entradas de ar e de luz.
Outra dica é ter o piso em tons claros, dando sensação de amplitude.
Área de serviço simples com fitas de LED
Se a iluminação natural no seu espaço não for muito boa, use soluções artificiais.
As fitas de LED são ótimas escolhas.
Fáceis de usar, elas podem ajudar a iluminar, ao mesmo tempo em que criam um destaque decorativo.
Adesivo de parede na área de serviço
Precisando transformar rapidamente a sua área de serviço simples?
Use um adesivo de parede próprio para lavanderia.
Veja como ele ajuda a destacar este espaço e deixá-lo mais alegre.
Armários planejados na área de serviço
Os móveis planejados são ótimos aliados das áreas de serviço, principalmente as menores.
Afinal, com eles, você consegue aproveitar melhor cada cantinho.
E também é possível criar soluções multifuncionais de armazenamento.
Revestimento hexagonal na área de serviço
Os revestimentos ajudam a destacar a sua lavanderia simples.
Escolha uma parede para destacar com um item diferente.
Por exemplo, essas versões hexagonais (ou em colmeia) que estão muito em alta.
Eletrodomésticos empilhados para otimizar espaço
Fora do Brasil, é muito comum eles usarem os eletrodomésticos empilhados.
Principalmente a lavadora e a secadora de roupa.
Veja se o seu modelo permite essa configuração e aproveite para economizar espaço.
Lavanderia simples com cobogó
O cobogó é uma solução bem bacana para quem precisa dividir a lavanderia com outros espaços.
A vantagem é que, como ele é vazado, permite a passagem de luz e ventilação.
Em cores claras, ele ainda auxilia na amplitude e na decoração do espaço.
Área de serviço clean e intimista
A área de serviço simples pode ser muito intimista e bonita.
Veja esse projeto que claro e bem iluminado.
Essa sensação de aconchega é trazida com todos os detalhes com os móveis brancos.
Metro White na área de serviço
O metro white é um revestimento que está bastante em alta.
Além disso, ele é super bonito e combina perfeitamente com a lavanderia simples.
Você poderá usá-lo em toda a parede ou apenas na rodabanca.
Móveis multifuncionais na área de serviço
Escolher corretamente os móveis é a principal dica para decorar a lavanderia simples.
Afinal, eles ajudam a organizar melhor todos os itens necessários.
Como esse armário para guardar produtos ou roupas e ainda serve como tábua de passar..
Varal retrátil na área de serviço
Sua lavanderia simples é, também, pequena?
Use soluções criativas para otimizar o espaço.
Como esse varal retrátil, que pode ser dobrado e não ocupa tanto espaço.
Lavanderia simples no banheiro
Sua casa é pequena ou mora em apartamento?
Aproveite o espaço do banheiro para montar sua lavanderia e otimizar espaço.
Gostou das nossas ideias de área de serviço simples?
Você sabia que temos um post especial sobre prateleiras para livros? Aposto que você vai amar!